segunda-feira, 7 de abril de 2008


A minha maçã foi de viagem e, ao despedir-se sentiu-se contente mas, ao mesmo tempo com saudades. Pediu-me dinheiro para comprar o bilhete de avião e ainda me pediu para a levar ao aeroporto.
Partiu no avião e zás, lá foi ela.
Ela estava com um bocadinho de medo, pois nunca tinha andado de avião.
Ela tinha ido para Benidorm, uma terra em Espanha, que ficava no Continente Europeu.

_ Ai, finalmente cheguei! _ disse a maçã.

_ Deixa-me lá ver que horas são. _ disse a maçã reineta. _ São oito horas. Bem, vim de Portugal para ainda serem oito horas. Ainda tenho tempo de me arranjar para ir para a reuníão.
De repente, a maçã lembrou-se que, em Espanha, era uma hora a mais. Então disse-lhe
_ Desculpe estar a meter-me na sua conversa, a senhora adiantou uma hora no seu relógio antes de vir para aqui?
_ Não, mas porquê? _ respondeu e perguntou ao mesmo tempo.
_ Porque em Espanha... é uma hora a mais do que em Portugal.
_ Ah, estes aviões estão cada vez mais atrasados. _ disse a maçã reineta.
E então ela riu-se.
Mas lembrou-se que já eram nove horas e tinha de ir dormir pois, no dia seguinte, teria um dia bem longo.
No dia seguinte...
Trim... Trim... Trim...
Boa, já é outro dia! Vou arrumar as minhas coisas e tomar o pequeno almoço num restaurante super chique.
Mais tarde foi para a piscina do hotel, foi ver museus, foi para as praias, etc....
E foi isto que ela me contou. Gostou muito e disse que quer voltar a repetir.
Catarina Samina, 4º Ano



A minha maçã
Ao despedir-se
Sentiu:
Tristeza e ansiedade.

Foi para o Espaço.
Sentiu-se feliz
E parecia que
Não tinha peso.

Esta parte é a mais triste:
No Espaço, a maçã viu
Outra maçã a morrer.
Mas, por um bocado não morreu!
Sentiu uma lagriminha e acordou.

Ela andou pelo Espaço,
Andou a flutuar e a bailar.
Quando chocou com outra coisa,
Mas isso não foi nada.

Disse que flutuou,
Disse que gostou,
Disse que bailou
E também chorou...

Ao chegar, chorou
De saudades!
Eram tantas
Que não parou...

Patrícia

ESTA É A VIAGEM CONTADA PELA MINHA MAÇÃ.
Quando já estava com as malas feitas para ir para o aeroporto, senti saudades (ainda não tinha partido e já tinha saudades - Rita).
Fui para o avião. Quando cheguei, fui directa ao hotel.
Estava no Egipto, era maravilhoso! Fui para o meu quarto e abri as malas. Comecei a abrir as roupas, quando reparei que tinha um gancho da minha amiga (eu bem procurei aquele gancho - Rita). Senti-me um pouco mal, porque não estava com ela.
Mas não, não podia ficar ali no quarto sem aproveitar o bom dia que estava. Então saí e fui conhecer o Egipto.
Fui ver as pirâmides, fui ver um castelo que lhe chamavam o castelo do "Inimigo". No passeio conheci um escorpião que me queria comer. Eu desatei a fugir.
Depois tive de regressar ao hotel para continuar a viagem.
Quando cheguei, contei a viagem à minha amiga que estava super entusiasmada.
E assim foi a história da viagem da minha Maçã.

Rita Fernandes, 4º Ano
13-02-08

A VIAGEM DA MAÇÃ


Trabalhos realizados pelos alunos do 4º ano, turma A da professora Ana Mourão.

Estes trabalhos foram realizados após a leitura da história "A menina que queria ser maçã" do livro Estranhões e Bizarrocos, escrito por José Eduardo Agualusa.

domingo, 24 de fevereiro de 2008

Semana da Leitura

2ª Edição da Semana da Leitura

De 3 a 7 de Março vai decorrer a Semana da Leitura.
Os Encarregados de Educação e Amigos da Escola estão convidados a vir ler com a criança na escola, textos adequados às suas idades.
Participem.
Increvam-se junto da professora dos vossos filhos.

terça-feira, 19 de fevereiro de 2008

ENCONTRO MUITO FELIZ

O trabalho colectivo sobre um dos livros de Fátima Afonso trabalhados pela turma do 3.º ano.
A Biblioteca recebeu o livro "A Bela Adormecida" rubricado pela nossa convidada e nós oferecemos flores.

Projecto "Encontro com Ilustradora"!

Foi com a turma do 3.º Ano da professora Sílvia e a ilustradora Fátima Afonso.
Houve partilha de palavras. O encontro foi recheado de palavras, emoções e muita curiosidade.