A "Semana da Leitura" é dedicada à leitura. Podemos ler aquilo que mais gostamos e apresentá-lo a várias pessoas.
No dia 3 de Março de 2009, entre as 10:50 e as 11:35, eu e uns colegas meus, fomos apresentar leituras aos alunos da Escola de Aranguez.
No dia 5 de Março de 2009, entre as 13:45 e as 15:30, a minha turma foi ler ler na nossa escola (EB1/JI de Montalvão), para alguns convidados: a mãe da Francisca Cardoso, a mãe da Matilde Alves, o avô da Catarina Mantas, a mãe da Gislene Madeira e uma amiga da Rita Santos. Os nossos amigos também nos ofereceram algumas histórias lindas que nós apreciámos muito:
A cegonha e a tartaruga; O burro do azeiteiro; Winnie the Pooh; O Outono pode ser divertido; A quinta da amizade e A Pequena feiticeira.
Algumas das histórias tinham uma pequena moral, como "Café com Leite" que diz que não é a cor dos meninos que interessa mas sim os nossos conhecimentos.
Gostámos muito da companhia dos nossos convidados e do convívio destes dias.
Matilde Alves e Catarina Mantas
4.º Ano, Turma B
____________________________
Semana da Leitura
QUADRAS
A professora Fernanda
À nossa escola veio ler.
Não sabemos se gostou,
Mas p’ra nós foi um prazer.
Foi na Semana da Leitura
Que aqui se deslocou,
Com a sua leitura
A professora nos alegrou.
“Como se faz cor de laranja”
Foi o livro escolhido
Ficámos radiantes
Apesar de já o termos lido.
A turma do segundo A
Este livro desconhecia
A turma do segundo ano B
Achou que ela o merecia.
A professora Fernanda
Do agrupamento Cetóbriga é Presidente,
E os alunos do segundo ano
De a conhecer ficou contente.
Trabalho colectivo, 2.º T B
_______________________________________
sábado, 21 de março de 2009
sábado, 28 de fevereiro de 2009
SEMANA DA LEITURA
Está patente uma exposição comemorativa da SEMANA DA LEITURA, no ginásio da escola durante toda a semana de 2 a 6 de Março.
Este evento vai ser comemorado com leituras realizadas pelos alunos e seus convidados, nas salas de aulas e na Biblioteca.
´
Este evento vai ser comemorado com leituras realizadas pelos alunos e seus convidados, nas salas de aulas e na Biblioteca.
´
terça-feira, 10 de fevereiro de 2009
POESIA - 4º ANO - TURMA B
O SER E O TER
Sou forte, sou fraca
Sou crente ou decrescente,
Sou triste ou alegre,
Atento, indiferente.
Sou baixa, sou alta
Parva, inteligente,
Sou gorda, sou magra,
Séria ou indecente.
Sou boa ou sou má,
Moderna ou antiga,
Sou rica, sou pobre,
Amiga, inimiga.
Rude ou instruída,
Nada disto é meu.
Bem ou mal vestida,
Feliz por ser eu.
Meu tudo, meu nada,
Tudo ao mundo dou.
Em boa verdade,
Só tenho o que sou.
Entre o ser e o ter,
Diferença profunda:
Só nos vale o ter,
Quando o ser abunda.
Feito por: Maria Francisca Cândido Cardoso, com a ajuda da sua mãe Clara Cardoso.
Ano: 4º ano, turma B
Ilustradoras: Bárbara, Inês e Margarida
Sou forte, sou fraca
Sou crente ou decrescente,
Sou triste ou alegre,
Atento, indiferente.
Sou baixa, sou alta
Parva, inteligente,
Sou gorda, sou magra,
Séria ou indecente.
Sou boa ou sou má,
Moderna ou antiga,
Sou rica, sou pobre,
Amiga, inimiga.
Rude ou instruída,
Nada disto é meu.
Bem ou mal vestida,
Feliz por ser eu.
Meu tudo, meu nada,
Tudo ao mundo dou.
Em boa verdade,
Só tenho o que sou.
Entre o ser e o ter,
Diferença profunda:
Só nos vale o ter,
Quando o ser abunda.
Feito por: Maria Francisca Cândido Cardoso, com a ajuda da sua mãe Clara Cardoso.
Ano: 4º ano, turma B
Ilustradoras: Bárbara, Inês e Margarida
terça-feira, 9 de dezembro de 2008
terça-feira, 16 de setembro de 2008
Ano Lectivo 2008/2009
Recepção aos Novos Alunos
No dia 12 de Setembro, os alunos do 1º Ano e os do Pré-Escolar vieram conhecer a EB1/JI do Montalvão.
Começaram por ver os fantoches que ajudaram a contar a história do "Caldo de Pedra".
Em seguida, foram procurar vários ingredientes para fazer o delicioso "Caldo de Pedra" e assim ficaram a conhecer todos os cantinhos da sua nova escola.

À hora do intervalo, as crianças juntaram-se todas para lanchar. Afinal a história já tinha aberto o apetite!
Houve ainda um número de magia e a oferta de uns balões muito divertidos!
Os alunos do 1º Ano receberam ainda o conto "O Caldo de Pedra", recomendado pelo Plano Nacional de Leitura.
segunda-feira, 19 de maio de 2008
VENDA DE LIMÕES E LARANJAS

Na nossa escola está a fazer-se uma venda de laranjas e limões, cada dia há uma turma responsável. Hoje, dia 14 de Maio, foi o nosso dia, o 1º B.
Foi muito giro estar a vender as laranjas e os limões, o Tito foi o melhor vendedor.Ele apregoava:
"Olha a laranjinha,
É docinha e baratinha.
É a 0.50€"
" Olha o limãozinho,
É de boa qulidade.
É a 0.80€."
O Tito até parecia que estava no mercado da Xepa.
Gostámos muito deste dia, até apareceu um gafanhoto nas calças do Gustavo
Subscrever:
Mensagens (Atom)




