As histórias lidas aos meninos nas suas salas. A avó do Bemjamim leu"A formiga e a Neve" A mãe do Alexandre leu "A couve Januária" A Senhora Presidente da Câmara Municipal de Setúbal leu "A fada das cores" O pai do MIguel leu "O Elmer e o ursinho perdido" O Pai do Pedro leu "O Pedro e o Lobo" A mãe da Carolina leu "O espantalho solitário"
Para participação na Semana da Leitura convidámos os nossos avós, pois sabíamos que dos seus baús não hesitariam em tirar belas histórias e as contariam como ninguém.
As surpresas que nos reservaram foram muito boas e trouxeram-nos uma mão-cheia de histórias engraçadas; livros escolares dos seus tempos de criança; livros pequeninos de colecções que já não se editam e até histórias reais ou lengalengas memorizadas.
A avó Matildecontou-nos com entusiasmo, coisas do seu tempo de aluna na Escola da Comporta: os materiais escolares que usava, os brinquedos feitos de trapo, as aventuras com a burra Boneca que de tão traquina poucos a montavam,…
A avó Balbina disse-nos uma lengalenga acerca de uma formiguinha. Já o seu pai lha contava quando tinha a nossa idade, e de tanto dela gostar depressa a memorizou.
A avó Lurdes trouxe o livro “Caldo de Pedra” e leu-o com entusiasmo.
A Avó Cremilda, do livro “100 Histórias à Lareira”, escolheu a história “O Pequeno Pasteleiro”.
A avó Mariana, do livro “Contos de Grimm”, seleccionou “Os Duendes Sapateiros”.
A avó Amélia trouxe-nos uma emocionante aventura: “O Rapaz de Chocolate”.
O avô Manuel contou-nos a história “O Velho, o Rapaz e o Burro” e mostrou-nos as suas divertidas gravuras.
A avó Ana, do livro “Contos Tradicionais Portugueses”, escolheu “O Saco das Mentiras”.
A avó Maria de Jesus trouxe-nos uma pequena aventura intitulada “O Pato Encantado”.
A avó Bebiana trouxe-nos o seu “Livro de Leituras da Segunda Classe” e leu-nos a história “Um Segredo”.
A finalizar a semana, veio à nossa sala a tia Vanda, com a história “O Rato Faísca”.
Foi sem dúvida uma semana interessante e diferente!
Somos os alunos do 2º A e, durante este período, temos andado a ler e a trabalhar a obra “Elmer e Alber”, de David Mckee, que conta a história de dois primos elefantes.
Gostámos muito deste livro e, por isso, realizámos vários trabalhos sobre ele, entre os quais um PowerPoint da história, que depois apresentámos aos nossos colegas do 3º A e do 3º B, antecedido por uma canção sobre o elefante.
No final, contámos-lhes algumas coisas que descobrimos sobre os elefantes e oferecemos-lhes uma gravata-elefante, idealizada por nós, para agradecer a sua presença.
Fomos uns bons anfitriões, mas os nossos convidados também se portaram à altura.
Adorámos partilhar com eles a nossa história, porque ler é mesmo bom!